Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

19.Fev.12

Les chouquettes

Eu sei que o blogue é um blogue dedicado ao pão mas tenho de cometer uma heresia. Tenho de vos falar das chouquettes, esse bolo/snack/não sei bem o quê, que é estupidamente divinal e são a minha recente obsessão. Sou capaz de comer uns (umas?) 20 de uma assentada.


chouquettes collage

 

Tudo começa com simples ingredientes: ovos, leite, manteiga, água, uma pitada de açúcar e de sal, e para me manter fiel ao tema do blogue - farinha de trigo...

 

chouquettes collage chouquettes collage

 

... derrete-se a manteiga numa mistura de água e de leite com açúcar e sal. Quando a manteiga derreter e o tacho estiver bem quente, remover do lume e adicionar a farinha. Seca-se a massa no lume, adiciona-se os ovos um a um até se obter um "bico de papagaio"...

 

chouquettes collage

 

É simplesmente uma massa choux sucrée, a mesma usada para fazer profiteroles, sobre a qual se polvilha uma espécie de açúcar que se chamada nib sugar em inglês, pärlsocker em sueco e cujo nome em português não sei, e vai ao forno durante uns bons 30 minutos. A transformação de manteiga, água, leite, açúcar, sal, farinha, ovos em chouquettes é algo que me deixa parvo. Durante a sua estadia no forno, a aparente triste pâte à choux sucrée transforma-se numa pequena delícia com toques de caramelo no exterior, cheia de ar no interior e que, como diz o outro, desfaz-se na boca e não nas mãos.

 

 

Diz que a chouquette faz as delícias das crianças francesas que antes do jantar têm direito a este lanche adocicado. Como as compreendo... Bon appetit!

 chouquettes

 

Chouquettes

Receita da Le Cordon Bleu com outros tantos conselhos de um pasteleiro...
Forno: 200ºC com ventoínha

Pâte à choux sucrée

  • 125ml de água
  • 125ml de leite
  • 150g de farinha de trigo peneirada
  • 100g de manteiga
  • 4 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitade de açúcar

Colocar a manteiga, leite, água, sal e açúcar em lume médio. Quando a manteiga tiver derretido, retirar do lume e incorporar vigorosamente a farinha. Quando a farinha estiver bem incorporada, voltar ao lume durante uns 2-3 minutos e continuar a mexer vigorosamente a massa. O processo em francês chama-se deséchere tal como o nome diz, serve para secar um pouco a massa. A massa está no ponto, quando não se colar aos lados da panela ou aos dedos (pressione um pouco da massa com os dedos, deve ser macia). Retirar do lume e incorporar um a um os ovos na massa. Ao princípio vai parecer impossível, mas o truque é mexer tudo vigorosamente - se quiser, com violência - e os ovos vão acabar por se incorporar na massa.

 

A massa está pronta quando ao levantar a colher, a massa cai gentilmente e forma um "bico de papagaio" - basicamente um triângulo na ponta da colher. Colocar a massa num saco de pasteleiro com uma ponta de 10 mm e reservar.

Chouquettes

Com o forno pré-aquecido a 200ºC e com a ventoínha ligada, cobrir uma placa de forno com papel vegetal e com o saco de pasteleiro fazer pequenos montes de massa, bem espaçados entre si e em zigue-zague. Polvilhar com o nib sugar levar ao forno. Ao fim de 25 minutos, abrir a porta do forno para arejar, baixar a temperatura para 190ºC e deixar cozer mais 5 minutos.

 

Como provavelmente terá massa para encher mais de uma placa, aproveite para enquanto a primeira fornada coze poder ir preparando as restantes placas.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulo 13.03.2012

    Pois, são estupidamente fantásticos não são? É incrível como algo tão simples possa ser tão bom. Já agora, já que tiveste sucesso com a receita, qual o nome deste tipo de açúcar em Portugal?

    O não ficarem tão inchados pode ter sido por ter uma constistência menos boa e se terem espalmado no tabuleiro antes de ir ao forno? Da próxima saiem melhor. :) Obrigado!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.