Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

23.Nov.10

Zine de Pão - O Começo

Pão. Será possível escrever um blogue em que o tema central é pão?

 

O desafio foi-me lançado indirectamente por um amigo também interessado nas lides da panificação e apesar da minha primeira resposta ter sido bastante céptica, a ideia ficou-me na cabeça e ao fim de uns dias decidi criar este blogue.

 

Porquê? Sinto que o interesse por fazer pão em casa aumentou nos últimos anos. Propulsionado pelo aumento do preço do pão, pela nossa abertura a outros tipos de pão, pelo aparecimento das máquinas de fazer pão, etc. voltou-se a fazer em casa o que algumas das nossas avós ou bisavós até há pouco tempo faziam.

 

Nesta zine tenciono partilhar receitas, técnicas, fotografias, alegrias, frustrações, aumentar o meu e o vosso conhecimento sobre esta autêntica arte da panificação e despertar em vocês a vontade de fazer pão em casa.

 

Um pouco sobre mim

 

Nasci em 1985, bem depois da começo da industrialização do pão, e durante todo estes anos nunca tive especial interesse pela panificação. Cresci na Amora, perto de Almada, e na altura já era um pãozeiro (alcunha carinhosamente dada pelos meus pais quando por vezes comia 3 ou mais 'bolas de água' à refeição), mas apenas comia e nunca o cozi. O pão para mim era algo que se comprava na mercearia da esquina e uma presença constante em todas as nossas refeições. Quando esta presença na mesa foi agitada por uma mudança de país, senti falta deste elemento na minha mesa.  Não porque esteja num país sem cultura de panificação (impossível) mas por sentir falta do nosso pão que é um tanto diferente do pão sueco.

 

Foram preciso 24 anos até eu descobrir o prazer de fazer pão pela primeira vez e a partir daí todos os domingos têm sido passados na companhia de água, farinha, sal e um forno bem quente.

 

Quando não estou ao forno, estou a ouvir música, a coleccionar discos de vinil, a ver uma outra série, a ler livros de culinária e outros tantos romances. Ah, e a trabalhar como consultor.

 

Caso me queiram contactar podem enviar um e-mail para paulo[arroba]zinedepao.pt.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulo 07.09.2011

    Pedro, obrigado pelas palavaras encorajadoras. Nunca experimentei cozer num forno a lenha, mas é algo que gostava de experimentar um dia destes. Foi um projecto difícil construí-lo sozinho?

    Espero que continue a passar por cá e que o blogue o ajude e encoraje a meter as mãos na massa (ainda mais).

    Um abraço.
  • Sem imagem de perfil

    Pedro Rodrigues 09.09.2011

    Olá, boa noite.
    De certeza que continuarei a visitar este seu blog, que pelos vistos muita gente inspira...
    O forno a lenha não é muito difícil de fazer para que tiver um pouco de habilidade e tempo, é só comprar tijolos refractários e cimento e areia, em relação ao projecto perdi um bocado de tempo investigando na net ...se realmente estiver interessado estarei a disposição para lhe dar as medidas quantidades enfim as dicas todas via mail.
    Um abraço.Pedro
  • Imagem de perfil

    Paulo 12.09.2011

    Olá Pedro,

    Tenho curiosidade sobre o assunto mas neste momento vivo num apartamento, portanto não tenho qualquer possibilidade de construír o meu próprio forno a lenha. No entanto, é sempre inspirador saber de outros que o fazem e saber como correu :)

    Um abraço
    Paulo
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.