Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

14.Jan.13

2012 em revista (e um pouco de 2013 também)

Chegou aquela altura do ano onde eu costumo fazer este tipo de posts e de revisitar o ano que passou. Já o tinha feito em 2011 e agora fica aqui o deste com um pouco de batota à mistura, perca pela tardia e incluí um pouco de 2013.

 

  • A Zine recebeu perto de 30.000 visitas únicas este ano um aumento de um pouco que o dobro das pessoas que o ano passado (16.000). Dessa quantidade de pessoas houve umas quantas que acharam que o blogue valia visitar uma segunda vez, 16.000 para ser exacto. A maior parte das visitas veio de Portugal, Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e Espanha. Olá, Oi, Hello, Hi, Hola!
  • Estive quase quase a poder ir ver ao vivo a partipação da equipa sueca de panificação na Le Coupe du Monde de Boulangerie mas no fim acabou por não dar. Isso não os impediu de trazerem para casa o 4ºlugar e dado que as equipas no top 3 eram de outro continente que não a Europa, vieram de lá com o título Melhores da Europa!
  • Quando as palavras me faltavam publiquei uma mão cheia de vídeos inspiradores.
  • Estagiei numa outra padaria durante o verão e a experiência foi enriquecedora.
  • Participei num concurso na televisão sueca chamado "Hela Sverige Bakar" e cheguei até meio. Nada mau para quem na realidade só gosta de fazer pão!
  • Publiquei a pedido de muitas famílias uma receita de Broa de Milho. Penso que ainda tem espaço para ser melhorada pois ficamos com um pão demasiado compacto.
  • A desafio do Carlos Moura Carvalho da alegre e genial Mercearia Criativa fiz a minha primeira Oficina de Pão! O melhor de tudo é que não foram só uma, mas sim duas! Mais detalhes sobre as Oficinas noutro post daqui a uns dias...
  • Mudámos de casa, ou melhor de endereço, pois podem aceder à Zine de Pão através do URL http://zinedepao.pt. O antigo também funciona e continuamos com orgulho a fazer parte dos Blogs do SAPO!
  • Andei para aí a queixar-me aos sete ventos que tinha uma dificuldade imensa em encontrar moleiros que moessem cereais em mó de pedra em Portugal, mas acabei por descobrir uns quantos e visitei um: o Moínho do Papel em Leiria, gerido por fantásticas pessoas, apaixonadas por esta arte em desaparecimento e num fantástico sítio onde fui passar um dia a aprender mais sobre as artes do moleiro. Estou a preparar também um post sobre a visita! A não perder! NOTA: para os mais atentos, eu escrevi moínho de vento mas pouco me importa qual a força que faz girar a mó - o Moínho do Papel é movido a água, por exemplo.
  • Fez um ano em Novembro desde que comecei a trabalhar todos os fins-de-semanas na Söderbergs Bageri. Muitas vivências e experiências difíceis de retratar em prosa aqui no blogue. Um dia faço um esforço para tentar relatar.
  • Fiz uma espécie de Calendário de Natal, daqueles que se abre uma caixinha cada dia para se encontrar um chocolate diferente a cada dia mas com utensílios para o padeiro amador em vez de chocolates. Mais saudável, não é?
  • Fomos também nomeados para blogue do ano 2012 na votação que está a decorrer aqui, se assim o entenderem podem votar na Zine! Até dá para votar mais que uma vez, se votaram todos os dias uma vez :)

Mais um ano cheio de acontecimentos, alguns relatados aqui pela Zine e outros que caíram no esquecimento. Espero que todos tenham tido umas excelentes entradas em 2013 e que este ano vos traga muito pão, do bom, pois claro.

 

Fotografias: Na collage em cima estão algumas fotos tiradas pela Moira do Tertúlia de Sabores e pela Ana Vicente do A Mesa de Luz. As restantes estão no flickr da Zine.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.