Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

06.Mar.11

Fim-de-semana diferente

Este fim-de-semana faço pão numa padaria a sério. Com a instrução do Sébastien, vamos produzir fantásticos pães com longas fermentações (mais de 12 horas) e usando exclusivamente fermento natural. Também há lugar para fazer croissants e pain au chocolat do início. Como bónus, passamos dois dias na companhia de um padeiro (francês, pois claro) que ama a sua profissão, que tem vontade de ensinar a sua arte a todos nós "padeiros caseiros" e acima de tudo é um excelente anfitrião que nos fez sentir em "casa" na sua padaria. O final do dia teve direito a macarons e cidra. Amanhã há mais.

 

Como uma imagem vale mais que mil palavras... aqui ficam umas tiradas com a câmara do telemóvel.

Semlor
Croissants e Pain au Chocolat

Depois de ter passado o dia em pé e a amassar massa à mão, respeito ainda mais a profissão de padeiro... se é que me percebem. Hora de ir descansar.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulo 07.04.2011

    Hej Ana! Somos vizinhos? Suécia? Depreendo que o nome "bageri" tenha algo a ver com isso.

    Primeiro, trata-me por tu por favor. Após alguns anos a viver no estrangeiro já abandonei essa tradição :)

    Nunca fiz esse pão. Parece-me interessante. Queres-me enviar o link? Posso tentar ler algo sobre ele e tentar dar algumas opiniões.

    Os bolos são os "nossos" semlor. Os do Sébastien são feitos com levain! Aqui fica o link para o vídeo onde ele mostra como os faz: http://brodpassion.se/
  • Imagem de perfil

    Paulo 07.04.2011

    Já confirmei que é Suécia pelo teu blog!! Estocolmo?! Seria giro encontrarmo-nos um dia! Fiquei apaixonado pelo vosso gato! Nós (eu e a minha sambo) também temos uma gata: a Flisan que podes ver no flickr :)
  • Sem imagem de perfil

    anasbageri 09.04.2011

    Bom dia!

    Só depois vi no teu perfil que estás em Estocolmo. Eu estou em Malmö desde 2004. O viking e eu temos dois gatos, Willow é a menina da fotografia, e o Lestat. (Não há padeiro e bloguer sem gatos, parece-me =D) Fiquei encantada com a informação sobre os cursos, tv convença o viking a irmos ai passar uns dias se eu me conseguir increver num, está tudo lotado! Não admira! Este ano fiz semlor e achei que sabiam tanto a fermento, mas nunca tinha visto uma receita alternativa.
    Aqui fica o link para o site mais completo que encontrei até agora sobre o pão de que te falei - http://home.comcast.net/~petsonk/SRBsite11.10b.htm
    Já perguntei a outras amigas padeiras e até as americanas, que eu pensava conhecerem este pão, estão perdidas.
    Já vi na televisão sueca, começar um starter com batatas, mas chamam-lhe surdeg, ora pelo que li este pão não é de forma alguma sourdough, o que achas?
    Um abraço e bom fim-de-semana!
  • Imagem de perfil

    Paulo 11.04.2011

    Não conhecia. O sabor a queijo terá a ver com o uso de leite e uma cultura viva de bactérias, deve acontecer qualquer fermentação no leite que dá o sabor a queijo.

    Se é ou não sourdough não posso precisar. Nessa página escrevem que não existem leveduras, apenas bactérias portanto deixa-me com ideia que não é nenhum tipo de sourdough. Sourdough é uma mistura de bactérias e leveduras.

    Depois diz como corre.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.