Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

Zine de Pão

Caderno de notas sobre farinhas, leveduras e temperaturas

08.Mar.11

Palavras para quê?

Croissant

Dois dias magníficos e inspiradores em que aprendi imensas coisas. O nosso foco não foi receitas mas sim o respeito pelo pão, a importância da farinha, técnicas, a filosofia por detrás de fazer pão com fermento natural/isco, diferenças entre fazer pão em casa e numa padaria, etc. Vou tentar resumir o que aprendi neste curso um dia destes no blogue, mas por agora podem deliciar-se com o resto das imagens. Palavras para quê?

 

Tack Sébastien! (Obrigado Sébastien!)

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulo 08.03.2011

    Olá Manuel,

    Correndo o risco de soar desagradável.. penso que poucas padarias nas grandes cidades têm um espírito como a padaria do Sébastien. Em Lisboa, talvez a Quinoa, A Padaria Portuguesa (apesar de desconfiar... pois uma padaria com 32 tipos de pães diferentes pouco se deve poder focar na "unidade") e mais uma meia dúzia que não me lembro do nome. No resto país, pouco sei. O saber está nas pequenas aldeias envelhecidas e cujo conhecimento, infelizmente, vai morrer com a população envelhecida que lá permanece. É triste.

    O primeiro passo começa pelo consumidor. Se o consumidor começar a mostrar um interesse genuíno em comprar farinha de qualidade (sem aditivos quaisquer) moída na mó de pedra, em perguntar ao padeiro se usa fermento no seu pão ou se é apenas fermentação natural, em fazer pão em casa (perdoem-me mas as MFP não são o mesmo, falo de fazer pão a sério), etc. O resto vem depois... melhores padarias, melhor formação nas escolas de panificação, por aí fora...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.