Pão de Maçã
Aqui pelo Norte começam-se a ver as macieiras carregadas de fruta. Abana-se o ramo, algumas caiem e assim se apanham as que estão prontas para serem comidas. O Outono também chega mais cedo e estava mesmo a calhar fazer um pão mais a condizer com a época. Assim nasceu um pão de maçã.
Este pão tem apenas maçã como ingrediente adicional mas após este ter saído do forno pensei que seria interessante dar-lhe mais carácter adicionando nozes ou algumas ervas aromáticas - pensei em tomilho, mas alecrim também deveria casar bem - ou porque não com ambas as coisas. Passadas algumas horas e após ter dado uma vista de olhos pela receita do pão de maçã do Bread, esse excelente livro do qual falarei noutra ocasião, ocorreu-me que seria ainda melhor ter secado as lascas de maçã no forno, talvez com um fio de mel e com as ervas aromáticas de modo a intensificar o sabor a maçã. Eu usei estas maçãs vermelhas, pequeninas, das quais que não sei o nome mas a receita deve funcionar com qualquer outro tipo de maçã e deve ser bestial com maçã reineta, mas não as consigo encontrar por aqui. Deixo as sugestões para vocês seguirem e encontrarem a vossa própria receita.
Os leitores atentos vão ver que não existe grandes diferenças entre esta e a receita do Pão Branco. Pois bem, tenho usado a mesma receita mestre para todos os pães que tenho feito e assim foi com este. Nesta apenas experimentei fazer uma fermentação de 48 horas e devo-vos dizer que os resultados são excelentes. No entanto se não quiserem esperar 48 horas podem fazer uma fermentação à temperatura ambiente, i.e. depois de amassar deixar a massa atingir o dobro do volume, tender o pão na forma que desejarem e depois deixar crescer (ou fintar, como se diz na Beira) o pão até estar pronto a ir ao forno, entre uma a duas horas.
Pão de Maçã
Dois pães grandesTempo de levedação total: aproximadamente 48 horas
Pré-fermento
- 50g de isco de trigo
- 100 de água
- 100g de farinha de trigo
Massa final
- 1500 de farinha de trigo
- 1000g de água tépida
- 40g de sal
- 500g de maçã em lascas
- Pré-fermento do dia anterior
Adicionar o sal e as lascas de massa à massa e incorporar bem. Amasse até obter uma massa que esteja bem desenvolvida, 10-15 minutos na máquina ou uns bons 20 a 25 minutos à mão. Deixar à temperatura ambiente dentro de um recipiente ligeiramente oleado, ou com toalhas de cozinha enfarinhadas, entre uma a duas horas. Colocar no frigorífico.
Passadas vinte e quatro horas, é tempo de retirar a massa do frigorífico, dividir e tender o pão. Colocar em recipientes para fermentação enfarinhados (um pano bem enfarinhado dentro de uma taça grande é uma boa solução). Deixar à temperatura ambiente durante uma a duas horas e depois voltar a colocar no frigorífico onde deverá repousar outras 24 horas.
Retirar o pão do frigorífico e deixar o forno pré-aquecer a 250ºC . Cozer num forno bem quente com vapor. Para fazer vapor, coloquem uma travessa antiga de metal no fundo do forno e na altura de meter o pão no forno, deitar cuidadosamente água a escaldar dentro da travessa. Retirar o recipiente com água ao fim de 10-15 minutos e baixar a temperatura para 200ºC. Para dois pães grandes, devem cozer o pão durante mais 60 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer numa rede de metal.